Dias de luta na PUC-SP

As últimas semanas foram corridas! Sábado teve tarde de autógrafos do “Tipos.”, meu gibi independente, na Monkix.  Ele está à venda comigo e também nas lojas Monkix e Gibiteria. Além disso, as coisas andam tumultuadas na minha faculdade, a PUC-SP.

Há três semanas, na terça-feira dia 13 de novembro, às vésperas do feriado, foi nomeada pelo cardeal grão-chanceler da puc Dom Odilo a nova reitora. Ele escolheu, entre os três da lista tríplice, a terceira colocada nas eleições diretas para reitor, Anna Cintra. Nas eleições votam professores, funcionários e alunos e, tradicionalmente, o cardeal sempre escolheu o candidato mais votado respeitando a democracia na instituição. Esse golpe à democracia puquiana pegou todos de surpresa e deixou todos indignados. Foi convocada uma assembléia geral no dia que lotou a faculdade, foi feito cadeiraço e declarada a greve geral.

Na terça de nomeação fiz esse quadrinho la na puc mesmo, com caneta bic, scanneei e pintei no photoshop às pressas para jogar na rede. A agência de jornalismo da puc postou naquela noite enquanto o fuzuê todo acontecia!

democracia

Veio o feriado e na quarta da semana seguinte, logo depois do dia da consciência negra, as discussões e manifestações recomeçaram. Não era uma semana de feriado que ia fazer todo mundo esquecer do que estavam fazendo com a história e autonomia universitária do ambiente de liberdade de pensamento e de troca de idéias que sempre foi a PUC-SP, primeira a ter eleições diretas na época da ditadura. Escolheram a época perfeita para um golpe. Fim de ano, todo mundo quase de férias e entregando trabalhos – momento nada bom para uma greve. Os dias se seguiram e muitos cursos aderiram à paralisação, a faculdade entrou em uma espécie de paralisação parcial. A associação dos professores (APROPUC) e a associação de funcionários (AFAPUC) aderiram à greve. Assembléias, oficinas e eventos todos os dias.

proclamaçãoCoisas incríveis aconteceram na puc semana passada. Desde a performance sensacional de Zé Celso, em que um boneco do que seria o Papa é cortado em várias partes ensanguentado, até a aula pública da professora de filosofia da USP Marilena Chauí, muito bacana. Teve até churrasco na frente da casa da nova reitora. Eu e os outros estudantes do meu curso, Comunicação e Multimeios, trabalhamos esses dias todos criando cartazes e peças gráficas criticando a situação e divulgando pela internet por meio da nossa página no facebook. Eu criei os quadrinhos que vocês veem por aqui, além de ajudar com outras coisas.

Golpe 3

Quinta-feira passada houve duas reuniões do Conselho Universitário (Consun), para as quais a nova reitora nomeada foi convidada mais de uma vez e não apareceu, que acabaram por decidir a impugnação da lista tríplice e a nomeação de uma quarta pessoa para a reitoria temporariamente, até nova reunião no dia 12 de dezembro. O atual reitor deixou o cargo nesse mesmo dia. Porém, o Cardeal Dom Odilo e a Fundação São Paulo, mantenedora da puc, ignoraram a decisão do Consun  e mantiveram a nomeação da reitora.

Sexta-feira a Prof. nomeada reitora Anna Cintra, última colocada e perdedora das eleições, deu as caras pela primeira vez desde o ocorrido todo, mas não conseguiu entrar na reitoria porque esta foi cercada por alunos e se retirou. O Festival “A PUC é Nossa”, organizado por estudantes, aconteceu nesse dia e foi lindo! Nunca vi a Puc tão viva, tão bonita! Colamos todos os cartazes que fizemos incluindo minhas HQs, tiveram shows de bandas, muita cerveja, muita gente, eu desenhei uma tira gigante em papel craft junto com um povo de R.I. Foi sensacional!

E a puc segue com assembléias e eventos diários. Segue em conflito com a Prof. Anna Cintra, nova reitora menos votada e não reconhecida pela comunidade puquiana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s